Portfolios Atrium

separador

O serviço de gestão de carteiras da Atrium é oferecido sob três diferentes perfis de investimento, que se distinguem por terem estratégias de investimento distintas e, porque assumem níveis de risco diferentes, terem também rendibilidades esperadas diferentes:

RESULTADOS HISTÓRICOS

Informação referente ao período entre o início da gestão e Dezembro de 2015 (*)
Perfil Risco Início da gestão Rendibilidade
média anual
Rendibilidade
últimos 12 meses
% meses positivos
Estratégico Baixo Agosto 2002 4,7% -0,6% 68%
Dinâmico Moderado Julho 2005 6,4% 2,1% 68%
Ações Elevado Novembro 2008 9,1% 2,7% 66%

Fonte: Atrium

(*) Os resultados e rendibilidades passadas não constituem um indicador fiável de possíveis resultados futuros. As rendibilidades indicadas são líquidas de encargos, comissões e taxas, e de impostos que nos termos legais devam ser retidos na fonte. Os investidores podem ainda ser sujeitos a impostos pessoais, dependendo de circunstâncias individuais, designadamente do seu país de residência fiscal.

Se pretende obter mais informação ou se pretende receber informação regularmente por email por favor contacte-nos.

PORTFOLIO ESTRATÉGICO E PORTFOLIO DINÂMICO

PORTFOLIO ESTRATÉGICO E PORTFOLIO DINÂMICO

Os portfolios Estratégico e Dinâmico da Atrium assentam num conceito denominado Dynamic Asset Allocation. De entre as principais classes de ativos disponíveis para investimento (cash, obrigações públicas, obrigações privadas, ações, imobiliário, matérias primas), a Atrium procura, em cada momento, investir nas que apresentem maior potencial de valorização e, ao mesmo tempo, evitar as que apresentem piores perspetivas.

A Atrium aplica os seus modelos proprietários de análise a um vasto universo de instrumentos financeiros (por exemplo: obrigações, ações, futuros, fundos) à escala global, respeitando na constituição das carteiras rigorosos critérios de diversificação, liquidez e risco.

A Atrium assenta as suas decisões de investimento e alocação pelas mais diversificadas classes de ativos e zonas geográficas de acordo com uma filosofia de avaliação em que predominam diversos fatores fundamentais, mas que pode ser complementada no curto prazo com fatores de carácter mais técnico.

O modelo de gestão de risco não assenta exclusivamente na volatilidade observada estatisticamente, sendo complementado com ponderadores de valorização fundamental, que tendem a ser mais atrativos quando a volatilidade é mais elevada. A gestão dinâmica do orçamento de volatilidade de cada portfolio permite à Atrium tomar posições tendencialmente contrárias à direção do mercado quando os modelos detetam assimetrias entre retorno e risco que justifiquem ser exploradas. Em períodos de valorizações extremas, os portfolios Atrium tendem a correlacionar menos com as classes de ativos tradicionais mais importantes (ações e obrigações).

PORTFOLIO AÇÕES

A Atrium lançou em Novembro de 2008 o seu primeiro portfolio dedicado exclusivamente a uma classe de ativos – as ações.

A gestão deste portfolio segue uma abordagem top-down e utiliza uma metodologia 50/150 que lhe confere a flexibilidade necessária para executar o market timing, sem necessitar de estar completamente investido, caso não detenha posições curtas. Este portfolio investe globalmente em quaisquer instrumentos financeiros que proporcionem exposição direta ou indireta aos mercados de ações (por ex: ações, futuros, fundos de ações, warrants, obrigações convertíveis).

O objetivo do portfolio Ações é bater o índice global MSCI World (em moeda local) com uma volatilidade inferior.

PROCESSO DE GESTÃO

Em cada um dos portfolios, o cliente pode escolher a moeda de referência: Euro ou Dólar americano.

A estratégia de gestão de cada portfolio e os respetivos resultados são revistos semanalmente pelo Comité de Investimentos. A gestão do dia a dia, incluindo as decisões de investimento e desinvestimento, cabe ao Departamento de Gestão de Ativos da Atrium.

O modelo de negócio da Atrium, ao assentar na independência e em parcerias com algumas das principais instituições financeiras mundiais, permite a utilização de plataformas eficientes de execução das transações à escala global.

A segurança dos ativos sob gestão é uma das principais preocupações da Atrium. Nesse contexto, a Atrium seleciona os custodiantes dos patrimónios sob gestão de entre os bancos europeus de primeira linha.


 
icon
Atrium 2016 - Atrium Investimentos - SFC, SA - Todos os direitos reservados.